• Português(Brasil)
  • Español (ES)
  • English (UK)
  • Home
  • Programa CI Brasil
    • Misión y Visión
  • Programa de Entrenamiento
    • Programa de Estudios
    • Centro de Entrenamiento RS
    • Centro de Entrenamiento SP
    • Job Fair
  • Design Houses
  • Contacto

Comunicado CTRS
Comunicado CTRS

Leia mais...

Formatura 22° Edição
Formatura 22° Edição

Leia mais...

Início das Atividades da Edição 24 no CTSP

Com grande satisfação iniciamos neste mês de abril de 2019 o treinamento da 24ª turma do programa CI Brasil, no Centro de Treinamento São Paulo, CTSP.

Na nova turma contamos com 24 representantes de todas as regiões do Brasil e países da América do Sul, seguindo com nossa meta de contribuir com a divulgação da microeletrônica.

Desejamos boas vindas e bons estudos a todos que iniciam essa jornada, com votos de que possam continuar contribuindo para o desenvolvimento nacional de projetos de circuitos integrados.

'

 

CTRS Recebe Visita de Representantes do MCTIC

 

No dia  02 de abril de 2019, houve a presença nas dependências do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de dois representantes do Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo Junior, Subsecretário de Unidades Vinculadas e Cristina Vidigal Cabral de Miranda, Coordenadora-Geral de Governança.
 
A visita proporcionou um entendimento em detalhe do papel da empresa Ceitec S.A. no ecossistema de semicondutores da região e incluiu reuniões e visita às suas instalações no dia 01 de abril. No dia 02 foram realizadas visitas e reuniões na UFRGS, na empresa HT-Micron e Institito Tecnologico de Semicondutores (ITT-Chip), localizados no Parque Tecnológico da Unisinos.
 
Participaram da reunião na UFRGS, além dos convidados do MCTIC, os doutores Paulo Luna e Eric Fabris, Presidente e Superintendente Tecnológico da Ceitec, respectivamente, o Prof. Dr. Luciano Gaspary, Vice-Diretor do Instituto de Informática, o Prof. Dr. Marcelo Lubaszewsky, Diretor do Parque Tecnológico da UFRGS (ZENIT), a Profa. Dr. Érika Cota, Vice-Diretora do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI), o Prof. Dr. Hamilton Klimach, Coordenador do Centro de Treinamento do RS do Programa CI Brasil, o Prof. Dr. Sergio Bampi, representando o Programa de Pós-graduação em Microeletrônica (PGMICRO) e o Engenheiro e Empreendedor Alcides Costa, sócio da empresa 'InPlace Design Automation', startup incubada no CEI.
 
A discussão foi proveitosa. Demonstrou a importância e o potencial impacto que a microeletrônica desempenha na economia do Brasil, além de suas potenciais perspectivas como uma das áreas econômicas com grande valor agregado. Diante do exposto, nota-se a importância do Programa de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (CI Brasil) como uma engrenagem fundamental para o desenvolvimento de recursos humanos para esse especializado ecossistema. 


 

Da esquerda para a direita: Hamilton Klimach, Lorenzo Justo Junior, Sergio Bampi, Paulo Luna, Eric Ericson Fabris

Encerramento das Atividades da 21ª Edição - CT-RS

 

 

 

No dia 24 de agosto de 2018, ocorreu a Cerimônia de Encerramento da 21ª Edição do Programa CI Brasil.

 

 

 

Todos os formandos saíram do treinamento já direcionados para alguma atividade, mas dentro da área de microeletrônica.


Graças à Job Fair realizada no início de agosto, 50% dos formandos foram absorvidos pelas empresas Cadence, Ceitec, HTMicron, Instituto Eldorado, ITTChip e NXP, no programa de estágio supervisionado,

parte integrante do CI Brasil (Fase 3). Os demais foram contratados para outras empresas, brasileiras e estrangeiras (um para Alemanha e um para a China), além de alunos que decidiram pela pós-graduação em diferentes universidades.

 

Notou-se nessa turma algumas situações que não eram vistas há tempos: muitas vagas abertas nas empresas, indicando um aquecimento da economia brasileira que está se recuperando da crise; alunos sendo contratados em empresas diversas, além do estágio supervisionado; e, apesar de tantas vagas disponibilizadas, houve também formandos preferindo seguir na área acadêmica.

 

Com todos esses resultados, pode-se afirmar que o Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados continua tendo muito sucesso e formando profissionais capacitados em uma área bastante específica, onde o mercado está aquecido, tanto no Brasil, como no exterior, principalmente na Europa nos dias atuais.

 

A cerimônia contou com a presença do coordenador do Programa CI-Brasil Professor Nilton Morimoto, com o coordenador do programa no RS Professor Hamilton Klimach e com a coordenadora do programa de Pós-Graduação PGMICRO UFRGS Professora Fernanda Kastensmidt.

 

Treinandos CI Brasil na Coreia do Sul

Treinandos do Programa CI Brasil são recepcionados na Embaixada Brasileira em Seul, Coreia do Sul, no dia 20 de março de 2019 com a presença do Embaixador Luís Henrique Sobreira Lopes.

Felipe, Maurício e Vilson atualmente realizam a etapa 3 (estágio supervisionado) do Programa CI Brasil na empresa HT Micron, empresa focada em encapsulamento de circuitos integrados com sede em São Leopoldo-RS.

Os três foram representantes da HT Micron em conjunto com o Mr. Choi, chairman da Hana Micron (sócia coreana).

Atualmente os treinandos realizam curso de aperfeiçoamento “training on the job”, que trata do projeto de desenvolvimento de SiP (System-in-Package) na sede da Hana Micron.

 

Design Houses

Una de las primeras acciones del programa fue CI-Brasil, iniciado en el año 2005, fue apoyar la creación e instalación en el Brasil de empresas que operan en el desarrollo de diseño de circuitos integrados: las casas de diseño (DHs, por su sigla en Ingles).

Como resultado, en la actualidad hay 22 DHs distribuidas en todo el territorio nacional Brasilero. Parcialmente financiadas por el programa, trece de estas organizaciones no tienen fines lucrativos. Sobre todo, son spin-offs que han surgido o se conectan a las universidades o instituciones de investigación públicas.

Algunas iniciaron como empresas privadas nacionales o como empresas multinacionales, cinco de estas instituciones tienen fines lucrativos y cuatro son totalmente independientes, e aun así participan del ecosistema de microelectrónica Brasilero.

Leer más...